ADUEMG realiza assembleia geral de docentes da UEMG para debater assuntos pertinentes à categoria
Na última quinta-feira (17/09), a Associação dos Docentes da UEMG – ADUEMG – realizou a sua primeira assembleia geral após a nova diretoria executiva tomar posse. Nessa atividade, a categoria se reuniu remotamente em plataforma digital para debater assuntos pertinentes apresentados previamente.
Participaram docentes de diversas unidades da UEMG espalhadas pela capital e pelo interior, entre elas FaE/BH, Escola Guignard, Ibirité, Campanha, Divinópolis, Carangola, Frutal, Barbacena, Passos, João Monlevade e Ituiutaba. A grande presença de docentes representando essas unidades mostrou a disponibilidade da categoria em participar das atividades do sindicato.
Entre os pontos debatidos, o que mais se destacou foi sobre a Portaria UEMG nº 089, que trata da extensão de carga horária para docentes 20 horas. Contudo, o debate se desenvolveu para a sobrecarga dos encargos didáticos que parte dos(as) docentes 40 horas está sofrendo. Como deliberação da assembleia, a ADUEMG vai fazer um parecer e encaminhar os questionamentos para a reitoria da universidade, a fim de buscar a solução dos problemas apontados.
Por fim, foi realizada a eleição de delegado(a) e suplentes para representarem a nossa categoria no 9º CONAD (Conselho das Associações Docentes) Extraordinário do ANDES-SN, a ser realizada em 28, 29 e 30 de setembro. Foram eleitas Juliana Bohnen Guimarães como delegada, e Cristina Hill Fávero e Cássio Diniz como suplentes.
Diretoria colegiada
A ADUEMG informou que dará prosseguimento à eleição dos membros de sua diretoria colegiada nas unidades, e posteriormente dar posse a essa importante instância do sindicato. Até o momento foram eleitos os representantes de Campanha e Frutal, que apesar de ainda não empossados regimentalmente, já começarão a atuar junto à diretoria executiva.